VOCÊ VIU?

STARBUCKS EM BRASÍLIA

MELBOURNE EM BRASÍLIA. TODO MUNDO EM BRASÍLIA. BEM BOM!

Escrito em 04/01/2017

Em algum momento dessa semana a notícia deve ter aparecido na sua timeline: "Expansão do Starbucks começa por Brasília".

O Starbucks tornou público alguns detalhes do plano de cinco anos de aceleração da sua expansão global. O foco é, definitivamente, a China, onde, no biênio 2014-16, a marca inaugurou uma loja a cada 50 horas. Parece agressivo? Então surpreenda-se: eles oficializaram recentemente que pretendem acelerar o passo e inaugurar 5.000 lojas no mercado Chinês nos próximos cinco anos. O que significa a abertura de uma nova loja a cada, acredite, 9 horas. Essa conta considera apenas a expansão na China. No mundo serão 12.000, ou seja, uma nova loja a cada 3,7 horas). Uau!


Apesar do foco do plano de expansão ser a China, um grande barulho foi feito também no Brasil e em Brasília. Os principais meios de comunicação do nosso quadradinho publicaram o release divulgado pelo Starbucks Brasil, segundo o qual, a expansão brasileira está focada em 3 mercados: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. O release chegou à mídia brasileira poucas semanas após o principal evento de relações com investidores da matriz americana.
 

Todo esse barulho tem explicação: é o Starbucks. Sem dúvida uma das marcas mais reconhecidas e valiosas do mundo - um player do mercado de café com peso tão relevante que, podemos arriscar dizer que, sua inauguração em uma nova cidade tem o potencial para criar novos hábitos no dia a dia de determinado seguimento da população local.

Com a cultura startup e empreendedora crescendo exponencialmente na nossa cidade, a chegada do Starbucks pode ser vista como motivo de comemoração por ser uma marca associada a esse movimento. Inclusive, existe uma dúvida muito grande no universo startup: alguns dizem que praticamente todas as startups bem-sucedidas nasceram em garagens. Outra corrente nega essa informação, afirmando categoricamente que as startups mais bem-sucedidas do mundo, na verdade, nasceram em reuniões de amigos no Starbucks.
 

Brincadeiras à parte, a notícia da abertura do Starbucks na nossa cidade é, sim, uma notícia relevante. Pode não ser uma promessa nova, porque a mesma promessa já ocorreu em 2007/8 e em 2015 – mas ficou apenas no release. A tragédia ocorrida em 2007, tirando a vida da empresária brasileira responsável por trazer a marca para o Brasil anos antes, deve ter impactado os planos para 2008. Já a expansão divulgada pela mídia em 2015, era apenas "uma expectativa" da marca, não um plano concreto.
 

Nós, da Baião de Dois, consultoria de design de negócios responsável pelo projeto Melbourne Café & Co., que será inaugurado em 2017, na Quadra 1 do Setor Hoteleiro Norte de Brasília, acreditamos que agora o plano do Starbucks para nossa cidade é real e concreto. Acompanhamos de perto o evento da matriz americana com seus investidores, ocorrido há poucas semanas. Analisando o que foi apresentado no evento, uma informação muda tudo e nos faz acreditar que agora o Starbucks tem tudo para chegar em Brasília:
 

No plano estratégico da marca para os próximos cinco anos, o Starbucks parte de um princípio:
"we are a destination".

 

Isso muda TUDO.


Abaixo um pouco de contexto. Você pode pular os próximos dois parágrafos para ir direto ao "isso muda tudo".
 

Na Inglaterra, o Starbucks tem concorrentes consolidados. Impérios tão poderosos e agressivos quanto o próprio Starbucks: Caffè Nero e o Costa Coffee.
 

As três redes tem uma característica muito marcante no Reino Unido: são posicionadas como "meio". Significa: precisam estar localizadas em esquinas super movimentadas porque com o foco "meio" a operação é pensada para atender, principalmente, o público passante. Em algumas esquinas chega a ser surpreendente: podemos ver até três Starbucks. A competição pelos clientes passantes é tamanha que as redes precisam ocupar todos os espaços para não perder o cliente para a marca "next door". Afinal, convenhamos: o produto das três redes é muito parecido. As pessoas escolhem de quem comprar, na verdade, ou pela sua afinidade com a marca ou por pura comodidade.
 

Mas o que muda tudo? O fato do Starbucks ter afirmado publicamente "we are a destination". Mais do que uma simples mudança de estratégia de comunicação, eles mudam a forma como pensam a operação: deixam de se posicionar como "meio" e passam a se posicionar como "fim", como "destino".
 

Em outras palavras: deixam de focar no atendimento dos passantes. Passam a atender um "novo" público: pessoas que saíram de algum lugar (geralmente, casa ou trabalho) para se deslocar conscientemente para uma loja Starbucks. Isso muda tudo e coloca Brasília na lista de cidades onde a operação do Starbucks faz sentido.


Por ser uma cidade onde as pessoas que tendem a ser o público da marca Starbucks não andam a pé, Brasília, quando falamos de operações que exigem milhões de reais de investimento inicial, só é atrativa para operações do tipo "we are a destination", operações que se posicionam como "destino".


E agora ficou claro que o Starbucks virá para Brasília para se posicionar como destino.
 

Se você é fã da marca, comemore. Nosso palpite é que agora é pra valer.

 

Seja bem-vindo à Brasília, Starbucks.


A propósito, TEMOS VAGAS! Enquanto a cidade estiver de férias em janeiro e fevereiro de 2017, o Melbourne Café & Co. vai iniciar sua operação para treinamento da equipe e processos internos. Se você tem um amigo de um amigo, conhecido de um conhecido, um barista querido, chef ou auxiliar de cozinha querendo uma nova oportunidade, bem... aceitamos indicações para nosso processo de seleção que irá preencher as últimas vagas que temos (inclusive! Será um prazer premiar você se contratarmos sua indicação! Veja mais detalhes abaixo).


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Pré-requisitos? Interesse verdadeiro pelo nosso ideal mais elementar: tratar com paixão aqueles que nos ajudam a fazer o negócio prosperar – nossa comunidade (clientes, fornecedores, colegas, amigos e você).


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MELBOURNE pausas & CO.
SETOR HOTELEIRO NORTE, QUADRA 1, ED. VISION WORK & LIVE, LOJA 5, TÉRREO. asa norte, BRASÍLIA/DF, BRASIL.
(na tranquila pracinha do edifício vision e caixa seguradora)


VEJA MAIS AQUI.


Uma pesquisa e projeto criado com carinho pelos amigos da Baião de Dois.

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